Terça-feira, 5 de Setembro de 2006
CP desvia comboios de Beja para Évora
A partir de Outubro, quando estiver terminada a modernização da linha Casa Branca – Évora, a CP vai estrear um serviço de intercidades com dois comboios diários em casa sentido entre Évora e Lisboa. Com tal alteração, Beja deixará a rede nacional do serviço intercidades porque as composições nela utilizadas serão transferidas para Évora. Segundo o Jornal "Público”, a decisão ainda não foi confirmada oficialmente mas a mudança de trajecto intercidades está a ser preparada. Beja passará, assim, a ser servida por uma automotora que fará um serviço entre Beja e Casa Branca, dando ligação ao intercidades com origem em Évora. Quando concluir as obras de modernização da linha de Évora – que no futuro integrará o eixo ferroviário Sines-Badajoz-, a REFER vai deixar a linha preparada para velocidades de 120Km/h, em vez dos 40KM/h com que até então nela se circulava numa velha automotora. As obras vão permitir encurtar consideravelmente o tempo de viagem entre Lisboa e Évora. A viagem passará a durar pouco mais de uma hora e meia. Do ponto de vista da CP, trata-se de um acto de gestão racional, uma vez que Évora tem o dobro da população de Beja, tem mais poder de compra e, devido ao movimento gerado pelos turistas e universidade, tem muito mais mobilidade do que Beja. Os trabalhos de modernização dos 26 quilómetros de linha férrea entre Casa Branca e Évora deveriam ter ficado concluídos no início do Verão e a linha dada à exploração em 9 de Julho, mas só em Outubro é que os comboios poderão voltar a circular.
Fonte: http://www.noticiasalentejo.pt
Nota: Qual é a posição da autarquia ou do Baal 21 sobre esta matéria? A culpa vai continuar a ser dos outros?

tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 11:04
link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De RCataluna a 13 de Setembro de 2006 às 18:43
cAmeraman metalico:

Também é verdade. O ramal de Moura faz muita falta.
Esta questão do intercidades é apenas mais um sinal do continuo esvaziamento de Beja em benefcio de Évora.

Abraço, volte sempre!


De © CAMERAMAN METALICO a 12 de Setembro de 2006 às 18:18
O que realmente interessa é ter um comboio que vá para beja, passe ele em Évora ou não....
Pior que isto era suprimirem a linha como fizeram com o ramal de Moura.... e ninguem fez nada.
CM


De RCataluna a 6 de Setembro de 2006 às 13:49
Trequita:

Exactamente! Eu tenho de ir para Lisboa todas as semanas. Cada vez estou mais convencido de que ir de carro acaba por ser a melhor maneira de me deslocar para a capital: os bilhetes de comboio estão muito caros e a viagem de expresso leva muito tempo. Haja paciência!

Zig:

Imagino! Muitas vezes estou em casa e consigo ouvir!! Faz-me muita confusão o conformismo que se instalou nesta cidade!

Abade Anacleto:

Também estou irritadíssimo! A tua pergunta é muito oportuna. Pessoalmente até me custa pensar nisso, mas a continuar assim as perspectivas não são (nada) animadoras.

Restaurador:

Realmente Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. O problema é que uns são mais paisagem do que outros! Foi pena D. João IV não ter levado essa ideia para a frente!

Um abraço para todos!


De O Restaurador a 6 de Setembro de 2006 às 09:17
Isto é o que venho mostrando à muito tempo!

Para Lisboa o Alentejo é só Évora e o Alentejo Litoral, o resto é paisagem e dores de cabeça para eles!!!

Beja, Portalegre, Vila Viçosa, Elvas, Ponte de Sôr, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Moura, Serpa; todas estas localidades não contam para nada e não fazem nada no Alentejo, segundo Lisboa! Só Évora e o Alentejo Litoral e é porque ainda vão dando lucro, porque quando deixarem de dar...

É uma tristeza Lisboa tratar assim uma região que quer recuperar, que quer dar a volta por cima! É revoltante Lisboa assinar-nos a nossa certidão de óbito! E este é um óbito muito lento e doloroso...

É uma pena e uma vergonha tratar assim uma região que devolveu a Independência a Portugal! D. João IV só cometeu um erro! Foi não ter deslocado a Capital de Portugal de Lisboa para Vila Viçosa como ainda pretendeu fazer... Se calhar hoje eramos nós os desenvolvidos e eles uns miseráveis... Mas pronto...

Abraço!


De Abade.anacleto a 6 de Setembro de 2006 às 09:06
Boa! Mais uma merda (desculpa, estou mesmo irritado) que abala para a pôrra da cidade de Évora (que só faz o seu papel e bem). É o verdadeiro SIM à desertificação de Beja, ficam as planície`de sobra para os Holandeses, alemães e outros "eses" e "ães" comprarem.
Pergunto-me como será Beja daqui a 10/15 anos com estes atentados perpetrados e permitidos?
Um abraço e benção Abacial.


De Zig a 6 de Setembro de 2006 às 00:53
Ainda no fim-de-semana passei por Ourique-Gare e por Amoreiras-Gare. Quando essa linha foi construida, o Alentejo ainda tinha população para justificar essa construção. Agora, só tem população e importancia para ficar no esquecimento!

Uma coisa à parte: Vocês não fazem ideia da barulheira e do cheiro que essa velha locomotiva que está estacionada em Beja produz! Chega a passar n' vezes por dia pela minha oficina, por vezes as três ou quatro da manhã!


De Trequita a 5 de Setembro de 2006 às 20:39
Boa! Mais uma forma de deixar Beja no esquecimento... depois admiram-se que as pessoas optem por sair daí!


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
pesquisar
 
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
subscrever feeds