Domingo, 5 de Novembro de 2006
Uma nota e sugestões - Clube Desportivo de Beja
Nota - Hoje foi um dia aziago para o Desportivo. Num dia "impróprio para consumo", a equipa sénior averbou mais uma derrota. Tal como foi aconteceu em Serpa, frente à equipa local, a colectividade da Rua do Sembrano deixou escapar pontos no último minuto de jogo. O Desportivo não terá a melhor equipa da sua série, mas tem: um conjunto de jogadores jovens, da região, com grande valor e margem de progressão; uma equipa técnica jovem, liderada por Jorge Vicente, que tem revelado uma maturidade assinalável, revelando em campo que sabe do ofício, apoiado por elementos de indiscutível qualidade; uma direcção que tem adoptado uma atitude realista, procurando evitar erros do passado, não descurando uma ambição desportiva que mantém qualquer clube vivo.
Estou certo que com a conjugação destes três elementos - jogadores; equipa técnica; direcção - aliados a muito trabalho, preseverança, paciência e com o apoio dos sócios e simpatizantes, daqui a 1/2 anos a equipa estará a lutar, abertamente, pela subida de divisão.
Quanto ao jogo de hoje, o que é preciso é não desanimar.
Sugestões - Numa recente entrevista, António Romão queixava-se, e com razão, que os sócios deveriam ser mais interventivos. Pois cá estou a tentar dar o meu contributo.
Para além disso, também não escondeu a sua desilusão quanto à venda de lugares cativos, em particular para os jovens menores de 18 anos. Aqui tocou-se num ponto importante! A crescente dificuldade que o Desportivo tem tido em cativar gente jovem, que se vai dispersando por outros clubes e por um progressivo desinteresse pelo desporto. Quanto a este aspecto gostaria de apresentar algumas sugestões: apostar mais fortemente na formação de futebolistas jovens; apostar na introdução de modalidades amadoras, particularmente em modalidades pouco conhecidas e desenvolvidas na região. Sei que isto pode ser algo discutível tendo em contas as dificuldades que o clube e a cidade atravessam, mas esta seria uma aposta de futuro, de muito trabalho e paciência, que poderia não dar resultados no imediato mas que pode ser uma ferramenta fundamental para a sobrevivênia do clube a longo prazo.
Contudo, estas modalidades teriam de ser auto-suficientes(contributos vários, patrocínios...); cada novo praticante teria de ser sócio do clube; poderiam utilizar-se, mediante o acordo do clube com, por exemplo, algumas escolas da cidade ou a autarquia, algumas instalações que até não têm tido muita "procura".
Mas também é importante não esquecer os mais velhos. Porque não apostar em ginástica para os mais velhos, por exemplo?
Em suma, uma maior aposta na componete social.
Boa semana para todos!!

tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 23:03
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De RCataluna a 4 de Dezembro de 2006 às 23:29
A.Paulo V.:

Antes de mais, muito obrigado pela visita!

Tenho visto todos os jogos em casa, à excepção do jogo com o Amora: o Desportivo está na direcção certa! Tem uma direcção realista, séria e trabalhadora; uma equipa técnica muito competente (não sei por quantos anos é que J. Vicente assinou contrato, mas se for possível, renovem por mais, pois ele tem um grande futuro pela frente, bem como os seus adjuntos); os jogadores são jovens, grande parte deles são da terra e têm muito valor, deixam a pele em campo!!

Tem toda a razão!! Faço minhas as suas palavras: "Agora, vamos lá apoiá-los. Eles merecem."

Apareça mais vezes para falarmos sobre o Desportivo!!


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2006 às 22:51
Passei por aqui e acho que este pensamento que deixou no mês de Novembro já está a ser confirmado...em Dezembro. Um jovem treinador (fez na semana passada 27 anos!!!!) com um adjunto da mesma idade uma equipa de "miúdos" da terra com três ou quatro de "fora" para equilibrar, já demonstraram que precisam que acreditem neles . Já vi o Desportivo em quase todas as jornadas e, apesar de perder, vi jovens a lutar até ao fim e acreditar na vitória. O Desportivo tem o terceiro orçamento mais baixo da 3ª Divisão série F e, mesmo assim, está em sexto e nos últimos seis jogos, apenas perdeu um. Não andaram anos a fio a pedir gente da terra?! Agora, vamos lá apoiá-los. Eles merecem.

A.Paulo V.


De RCataluna a 7 de Novembro de 2006 às 20:54
Zig:

Pois é! Preferimos percorrer o caminho dos outros em vez de trilhar o nosso próprio rumo.

Julgo que seria interesante apostar em modalidades que não há em Beja: raguebi, ténis de mesa, badminton, etc...

Um abraço!

Barão da Troia II:

O nosso país construíu 10 estádios para o Euro 2004 e: o obikwelu treina em Espanha; a selecção nacional de râguebi não tem visto o seu trabalho reconhecido; a selecção de basquetebol conseguiu, pela primeira vez, o apuramento para o Europeu da categoria; a Vanessa Fernandes tem o percurso que se conhece, etc...

Que apoios é que eles recebem?

Vivemos numa depêndencia excessiva do futebol. Mas porquê!??

Um abraço!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2006 às 13:47
Olha eu fui praticante federado de Râguebi durante 14 anos, sou do tempo em que só existiam 3 campos relvados, o resto era semi ervado e pelado, jogava com o polo remendado com fita adesiva, polo esse que partilhava com outro jogador, pagavamos do nosso bolso as deslocações, autocarros e seguros, lembro-me de jogar pela selecção contra Inglaterra, perdemos claro, uma abada monumental, nós treinamos 15 dias, eles tinham um centro de treinos próprio com 3 relvados e escola, palavras para quê, Boa semana.


De Zig a 6 de Novembro de 2006 às 01:22
Bem, numa terra onde toda a gente é adepto do Benfica, Sporting e ultimamente também do FCP, é difícil cativar jovens.

Modalidades? A minha filha gostaria de practicar algum desporto. Além de atletismo e os estúpidos ginásios não há nada para ela....

Nota: Sou adepto do FCP E(!) do desportivo, sócio e com as quotas em dia!!!


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds