Terça-feira, 18 de Março de 2008
O Mercado
Costumo dizer, na brincadeira, que sou uma das cinco pessoas que frequenta, diariamente, o Mercado Municipal. É um facto que este espaço tem sido votado ao abandono nos últimos anos. Muitos são aqueles que desejam o seu encerramento, por culpa das más condições que o espaço oferece, entre outras coisas.
Parece-me evidente que o futuro daquele espaço tem duas saídas: ou se encerra definitivamente; ou deverá ser profundamente reestruturado. Da minha parte, julgo que seria importante manter o espaço por vários motivos: por estar inserido numa zona habitacional, por ser uma alternativa às grande superfícies, por ser um espaço vital para pequenos comerciantes...
Creio que o mais provável, conhecendo e vendo como a autarquia bejense funciona, é que o espaço definhe completamente até um ponto sem retorno, em que o seu encerramento será inevitável. Um pouco como tem acontecido com muitas empresas do concelho.
Já estou a ver o filme. Nas próximas autárquicas, a culpa, como sempre, será do grande capital, das grandes superfícies que não querem saber dos direitos dos trabalhadores. Tanta hipocrisia até enjoa. Se há coisa que se tem feito é beneficiar as grandes superfícies que não param de abrir em Beja. A própria circulação rodoviária foi desenhada de modo a estimular a circulação junto desses locais, esvaziando o centro da cidade.
O que é que a autarquia tem feito pelo comércio tradicional da cidade? O que é que acham das placas a dizer vende-se e trespassa-se espalhadas por cada vez mais montras? Não lhes aflige?

tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 00:38
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De RCataluna a 20 de Março de 2008 às 18:32
@celtiberix:

Já estou a imaginar: Hiper-Mega loja dos chineses!!!!!! Era maior que o IKEA!!

O blogger tem dado alguns problemas mas creio que já está tudo solucionado.

@zig:

A mim dá-me jeito, ando muito por aquela zona...

@h:

Foi exactamente por "culpa" da sua crónica que decidi escrever este texto. Devo dizer que o achei excelente e que até concordo com ele. A diferença, na minha opinião, é que o @h limitou-se a analisar o mercado, e eu procurei inserir o mercado na realidade do comércio tradicional.
Se olharmos para a realidade do mercado, e só do mercado, concordo que não há grande volta a dar e a câmara não pode fazer muito mais. Se olharmos para o comércio tradicional como um todo, aí a câmara tem responsabilidades. Também é preciso dizer que o comércio tradicional, durante muitos anos, não se adaptou a novas realidades e acordou muito tarde para os problemas. Compreendo que o stress e a agitação diários privilegiem o consumo nas grandes superfícies. Contudo, defensor da concorrência como sou, não posso deixar de achar que os pequenos também devem ter a sua oportunidade, para o bem deles e dos cidadãos que podem ter mais por onde escolher.
Reafirmo a minha perplexidade perante a atitude da câmara que é capaz de bater com a mão no peito e clamar contra as grandes superfícies e o grande capital, ao mesmo tempo que lhes dá tanto espaço de manobra.

@daplanície:

As Portas de Mértola parecem a Chinatown!

Boa Páscoa para si e para os seus!


De daplanicie a 20 de Março de 2008 às 10:19
Sem dúvida nenhuma! A quantidade de lojas de chineses é uma coisa inacreditável. Até o Cortiço é uma loja dessas. Minha alma fica parva!!
Cumprimentos e uma boa Páscoa para ti


De H a 19 de Março de 2008 às 12:43
Por acaso, fiz recentemente uma crónica, em sentido não muito coincidente!!


De Zig a 19 de Março de 2008 às 01:01
Pois, eu sou o contrário. Nunca meto lá os pés ;)


De celtiberix a 18 de Março de 2008 às 13:37
Mas o que é que fizeste à caixa de comentários? Isto não dá pra me identificar.
Um abraço.


De celtiberix a 18 de Março de 2008 às 13:35
chiuuuuuuuu!!!!!
Tá calado! Se eles se lembram ainda dão aquilo pra mais uma loja de chinesices.


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds