Terça-feira, 22 de Abril de 2008
Jornalistas em causa
Este é o título de um artigo que saiu na edição de Abril do Courrier Internacional (esta semana sai a edição de Maio). O jornalista David Aaronovitch escreveu uma resenha para o The Times, em que se debruça sobre o livro do escritor e jornalista Nick Davies, Flat Earth News.

São tecidas algumas considerações que merecem profundíssima reflexão e debate, coisa que tem havido no Reino Unido. Em Portugal, nem por isso. Pensem em muitos casos que têm dominado a actualidade mediática nacional.

Apresento um excerto que me pareceu o mais interessante.

O facto de as agências de comunicação subverterem o jornalismo é apenas uma das acusações para que Davies apresenta provas , com a ajuda de investigadores da Universidade de Cardiff. Este fenómeno pouco agradável deve-se, afirma, às exigências de rendimento e à natureza ultracompetitiva do "jornalismo à pressão", no qual cada vez menos jornalistas produzem cada vez mais artigos, colaborando naquilo que o autor descreve como a "reformulação rápida de material em segunda mão, praticamente não confirmado".
Mas não é tudo. Alguns jornalistas subornam polícias para obter informações, violam a confidencialidade dos dados pessoais, ao mesmo tempo que se queixam da incapacidade do Estado para protegê-la. São às dúzias os que "reciclam a ignorância" e exibem aquilo que John Birt e Peter Jay definiam como um "preconceito contra a inteligência".

Edição portuguesa do Courrier Internacional - Abril - pág. 79


publicado por Ricardo Cataluna às 19:53
link do post | comentar | favorito

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds