Terça-feira, 2 de Maio de 2006
América Latina - Bolívia

A América Latina vive, na minha opinião, uma situação de enorme tensão. Ao ler este artigo do Diário Digital ainda fiquei mais preocupado:

"O Presidente da Bolívia, Evo Morales(na foto), assinou segunda-feira um «decreto supremo» que dá ao Estado boliviano o «controlo absoluto» do sector energético, que inclui o negócio de petróleo e de gás natural.(...) «Acabou-se o saque dos nossos recursos naturais por empresas estrangeiras», disse Morales depois de ler o decreto em Carapari, uma povoação do Sul do país, no distrito de Tarija.
O chefe do Estado-maior das Forças Armadas anunciou, por seu lado, que os militares passaram hoje a controlar os campos petrolíferos do país."

Estamos muito preocupados com o que se passa no Irão, com razão, esquecendo a América Latina. Muito cuidado!

Para saber mais sobre este assunto, leiam este
artigo, postado no belíssimo blog El Universal.


publicado por Ricardo Cataluna às 01:03
link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De Jon P. a 5 de Maio de 2006 às 13:29
A tirania não tem excusa. O Evo Morales apenas leva uns 100 dias no governo da Bolivia mas os sinais da sua politica já são bastante claros.

O tempo só dirá se o Morales vai ser um outro Chavez ou não. E, para o bem da Bolivia e da America Latina, espero que não seja assim.

Abraço!


De RCataluna a 3 de Maio de 2006 às 23:31
Mayday:

Antes de mais, obrigado pela visita. Morales foi eleito democráticamente. Ele tem legitimidade política para fazer o que quiser. Eu não critico as nacionalizações. Critico os sinais: colocar os militares a guardar os campos petrolíferos parece-me exagerado, bem como, por exemplo, o facto dele opôr-se a um programa de erradicação da cocaína. Qualquer tipo de ditadura é má, seja de direita ou de esquerda. Espero que ele não chegue a esse ponto.

Apareça mais vezes para trocarmos impressões, todas as opiniões são bem-vindas, desde que sejam construtivas como a sua!

Abraço!


De Mayday a 3 de Maio de 2006 às 20:14
Não tenho a mesma opinião. A politica de nacionalização da economia, em áreas fundamentais, parece-me importante face ao capitalismo sangue suga que explorou aquele continente.

Não conheço o Presidente da Bolívia mas não sei se chegará aos calcanhares dos ditadores de direita que a américa do Sul já teve.


De RCataluna a 3 de Maio de 2006 às 00:41
Restaurador:

Acho que, a médio prazo, a Bolívia também se poderá tornar num caso muito sério. Seria importante que nos precavessemos em relação ao futuro em vez de esperar outro "caso Irão".

Abraço!

Juan:

Completamente de acordo. Também há casos de governantes que procuram desenvolver um trabalho honesto e justo. Só espero é que, esses países, não se deixem influenciar pelos seus vizinhos mais "problemáticos".

Não tens nada que agradecer!

Abraço!

Zig:

É verdade, meu caro. Vamos ver o que é que isto vai dar...

Abraço!


De Zig a 3 de Maio de 2006 às 00:13
Mais um Hugo Chavez, mais um ditador, mais corrupção, mais do mesmo!


De Jon P. a 2 de Maio de 2006 às 08:04
A situação na Bolivia, Veneçuela, etc. é mais que preocupante. Eu acho importante, porém, distinguir entre os diversos governos da região, já que há líderes moderados e outros como o próprio Evo Morales que são (ou vão ser) muito perigosos.

Obrigado pelo link ao meu artigo.

Um abraço!


De O Restaurador a 2 de Maio de 2006 às 02:08
Mas a Bolívia não preocupa os EUA porque continua a funcionar com doláres em vez de euros, como o Irão quer fazer! Aí é que está o problema para os EUA!!!

Fico à espera do jornal, não se esqueça de mo enviar à cobrança!

Abraço!


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds