Terça-feira, 13 de Junho de 2006
A luta do Interior
Ontem, ao ler mais um post do amigo Restaurador, deparei-me com mais uma situação inqualificável para quem mora no interior. Ao que parece, em Vila Viçosa o Centro de Saúde vai encerrar. Transcrevo parte do post: "Todos sabemos que o nosso Centro de Saúde, tem como já foi dito os dias contados. Estremoz ou mesmo o Alandroal serão as alternativas. Se isto cabe na cabeça de alguém. Mas também é sabido que por lei, o estado se obriga a dar acesso através de transporte, a todas as pessoas que não tenham condições financeiras para o fazer. Se hoje já sabemos que qualquer consulta, exames entre outros tratamentos e consultas necessitam de deslocação, não sabíamos ainda o que era não ter transporte para tal. Tal parece ser uma realidade na nossa terra. Aos nossos idosos tem-lhe sido negado o transporte para Évora, Lisboa, Portalegre, Elvas… Tal situação vai contra a lei, quando estamos a falar de pessoas que recebem o valor mínimo da reforma, pouco mais de 200€. Mas a verdade é que tem sucedido, umas vezes porque o responsável por tal se negar (Director do Centro de Saúde), outras vezes porque já foram passadas 3 ou 4 aos amigos que ganham mais de 2000€ mês, e como tal naquele dia já não há mais."
O que se passa em Vila Viçosa acaba por ser um prolongamento do que se passa em todo o interior. Esta luta tem de ser uma luta de todos. Se queremos ser ouvidos, temos de acabar com esta mania do "desde-que-não-seja-à-minha-porta...". Num país que enche a boca de preocupação pelo interior, que "procura" criar estímulos para "fixar população", que procura aumentar a natalidade fechando maternidades, e que oferece às grávidas a hipótese de terem os seu filhos em Espanha, é um país que se nega a si próprio, sem amor-próprio. Portugal transforma-se, a cada dia que passa, numa faixa de território a litoral, de Lisboa para cima, que olha com desdém para o resto do país. É importante que o Poder Central saiba que o interior não está morto. Existe força, orgulho e integridade para além do Tejo. Não nos devemos calar, nem nos calaremos.
Numa recente entrevista à Sic Notícias, TIMOTHY GARTON ASH defendia que "...a política é demasiado importante para ficar nas mão dos políticos...". Os cidadãos devem ter um papel activo e a blogosfera é um óptimos veículo de luta.
Nesse sentido, desafio todos os companheiros de blogosfera, que se sintam identificados com esta "demanda", que coloquem um post nos seus blogues em que se debrucem sobre esta temática. Para que o resto do país saiba que estamos (muito) atentos.
Porque o Interior é demasiado importante para o País.
Porque nós também somos Portugal.

tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 16:19
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De RCataluna a 15 de Junho de 2006 às 14:32
Restaurador:

Não tens nada que agradecer. Tentarei acompanhar esa situação, e outras, de perto.

Abraço!

Trequita:

Aquela notícia é revoltante e mais lamentável é o facto de se tentar tapar o sol com a peneira. Agora vão fazer um inquérito para apurar responsabilidades que, para variar, deve cair em saco roto.

Zig:

Uma das coisas que mais me preocupa em Beja é o progressivo esvaziamento de serviços da cidade em benefício de Évora.

Abraço!


De Zig a 15 de Junho de 2006 às 00:44
Bem, nós aqui na cidade de Beja talvez não nos apercebamos desta causa, o da desertificação do interior.
Acredito que os blogues também podem fazer alguma coisa por isso.


De Trequita a 14 de Junho de 2006 às 23:04
é realmente revoltante! hoje quando ouvi aquela notícia da grávida que perdeu o bebé... é lamentavel


De O Restaurador a 13 de Junho de 2006 às 19:48
Começo por agradecer a divulgação da situação da saúde Calipolense, no entanto há actualmente alguns blogues Alentejanos que lutam não só pela saúde em Vila Viçosa, mas também pela Maternidade de Elvas, uma situação vergonha que hoje já causou o primeiro estrago!... Podem ver em http://www.radioelvas.com/13062006.html#10272

Todos juntos nunca somos poucos, pelo Alentejo, pelo nosso querido Alentejo!...

Abraço!


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds