Sábado, 31 de Janeiro de 2009
JPP

Ando há imenso tempo para escrever isto: Pacheco Pereira anda insuportável. Devo admitir que até simpatizo com ele, mas o azedume que tem revelado nos últimos tempos já cansa. Desde o 1% de blogosfera que tinha qualidade... passando pela derrota política que representa a candidatura de Santana Lopes à Câmara de Lisboa, até à embirração por Pedro Passos Coelho, entre outros mimos, têm conferido a Pacheco Pereira um papel de menino birrento da política portuguesa que lhe fica mal.

 

Eu até aguentava as imagens em tempo real do seu blog, das gaivotas sifílicas a sobrevoarem Ílhavo  aos pinheiros silvestres da recta de Pegões. O pai da blogosfera portuguesa chateou-se com os blogs, com o seu projecto político e com os Media. Mas nós, os comuns mortais, não temos culpa.  



publicado por Ricardo Cataluna às 21:26
link do post | comentar | favorito

13 comentários:
De João Espinho a 31 de Janeiro de 2009 às 22:22
Tiraste-me algumas palavras da boca. Mas vou-me dedicar ao JPP em post exclusivo. Só estou à espera de terminar o último parágrafo. E será o próprio JPP que o vai ditar :-)
Abraço.

(o café foi em boa companhia)


De Ricardo Cataluna a 31 de Janeiro de 2009 às 22:28
@joão:

Caro João, fico a aguardar com grande interesse! Ele é que vai ditar? ui...

(fiquei mesmo com pena de não ter ido...)


De António de Almeida a 31 de Janeiro de 2009 às 22:38
Não dou grande importância a JPP, gostaria que ele um dia fosse a votos, para passarmos a medir a sua importância pelo que ele vale, e não pelo que ele julga que vale...


De Ricardo Cataluna a 1 de Fevereiro de 2009 às 14:29
@antónio de almeida:

Das vezes que foi a votos não teve grandes resultados. Não acredito que repita essa brincadeira tão cedo...


De PALAVROSSAVRVS REX a 1 de Fevereiro de 2009 às 22:18
JPP tem medo de ser escrutinado e avaliado, por isso pedantiza os enunciados e escrutina e avalia ele. O cansaço é geral. O seu desprezivo e exclusivo dos demais ainda lhe custar amargos de boca.


De zig a 1 de Fevereiro de 2009 às 23:01
Tudo tem um início, meio e - fim...


De Ricardo Cataluna a 1 de Fevereiro de 2009 às 23:25
@zig:

Já era altura de Pacheco Pereira seguir em frente.


De h - V&P a 3 de Fevereiro de 2009 às 15:29
Eu gosto realmente de JPP, apesar de reconhecer que perdeu objectividade. Mas, comento, para fazer uma provocação: Pacheco Pereira não está coberto de razão quando afirma que apenas 1% dos blogues tem qualidade?
Sabendo que em Portugal haverá algo como 20.000 blogues, conseguimos descobrir 2000 bons? Sinceramente, se JPP pecou, acho que foi por excesso...


De Ricardo Cataluna a 3 de Fevereiro de 2009 às 18:42
Caro Hugo,

Devo dizer que também gosto de Pacheco Pereira, apesar de não estar na moda há muito tempo. Lembro-me de ter dito, num programa de rádio, que ele foi um dos motivos pelos quais eu me meti nos blogs. Alguns elementos do programa caíram-me em cima. Eu critico a "atitude" de Pacheco Pereira, especialmente desde que e soube que Santana ia ser candidato a Lisboa. Não se confunda alguma tentativa de ironia visível neste post com o facto de não gostar dele, porque gosto.

Quanto à questão da qualidade, aceito a provocação. Tenho uma declaração de interesses a fazer: não considero, com toda a franqueza, que o meu blog tenha muita qualidade. Tenho consciência das suas fragilidades. Não tenho conseguido dar, por inoperância minha, um impulso de modo a torná-lo melhor e mais visível.

Sei que o Hugo é um estudioso da blogosfera, e o número de blogs é, na minha opinião, uma incógnita. Segundo li, só na plataforma do Sapo, são criados, mensalmente, mais de 10 mil blogs. Muitos morrem assim que nascem, outros vegetam, outros vingam. Sempre tive a sensação, pode ser erro meu, de que existem mais do que 20 mil blogs em Portugal.

Por outro lado, o que é que entendemos por qualidade? Quem é que define esse critério? Eu? O Hugo? Pacheco Pereira? Têm que ser todos como o Abrupto ou o Blasfémias? O que é um blog com má qualidade? Que não pertença à nossa simpatia política? Que escreva pouco? Muito? É tudo, na minha opinião, muito relativo.

Vamos ver alguns exemplos concretos: do ponto de vista político, estou muito distante do Daniel Oliveira. Muitas vezes não concordo como que escreve. Contudo, acho o Arrastão excelente.

Muita gente gosto do blog da Laurinda Alves. Eu não morro de amores por ele, mas quem sou eu?

Há muitos blogs, com poucas visitas e actualizações, e que não deixam de ter muita qualidade. Nem todos são mencionados no programa do Pedro Rolo Duarte, nas páginas do Público ou na homepage do Sapo. É por isso que não fazem parte desse um 1%?

Há muito merda na blogosfera, que há, mas não é justo meter tudo no mesmo saco. O que mais me irritou em JPP foi ele ter referido essa ideia do 1%, no programa Quadratura do Círculo, depois de António Costa, como é hábito, ter zurzido nos blogs (alvo fácil), metendo tudo no mesmo saco. E isso não é justo.

Também não embarco na euforia de Miguel Esteves Cardoso, por exemplo, mas não sou catastrofista.

Peço desculpa pela minha reposta invulgarmente longa. Daqui a 5 minutos devo-me lembrar de algo que devia ter dito:)


De João Barros a 3 de Fevereiro de 2009 às 21:37
só numa de provocação, 2000 não é 1% de 20000 mas sim 10%... mas só assim como quem não quer a coisa... eheheh


De h - V&P a 3 de Fevereiro de 2009 às 21:41
@joao Barros - o gajo não apenas é parvo, como nao percebe nada de matemática!
PS - foi um zero a mais, o chamado.. zero à esquerda!


De João Barros a 4 de Fevereiro de 2009 às 08:53
Eu as vezes (muitas) também cometo assim umas gafes, como tal estas que apanho tenho de aproveitar eheheh


De Ricardo Cataluna a 4 de Fevereiro de 2009 às 00:16
@joão:

Olha, só me apercebi agora!! Ainda devem ser resquícios da gripe... cof ... cof...


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds