Terça-feira, 29 de Setembro de 2009
Extrapolar ou não extrapolar?

O PS ganhou as legislativas no concelho de Beja, a duas semanas das autárquicas. As hostes socialistas, e não só, estão, legitimamente, entusiasmadas com a hipótese de derrotar a CDU a 11 de Outubro.

Extrapolar os resultados das legislativas para as autárquicas parece-me precipitado. As autárquicas são eleições com características muito específicas, em que se vota mais nas pessoas do que nos partidos. A CDU tem uma grande influência no concelho e em período eleitoral não brinca. Por outro lado, ainda não sabemos de que modo é que uma candidatura independente (FAI) poderá influenciar o resultado final. Em política não há vitórias antecipadas.



publicado por Ricardo Cataluna às 23:25
link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De António de Almeida a 30 de Setembro de 2009 às 17:40
Se os resultados fossem directamente transferíveis, PSL venceria Lisboa ao mesmo tempo que o PS recuperaria Porto, Sintra e Coimbra. A CDU seria praticamente varrida do mapa, alguém acredita? As pessoas distinguem bem as diferentes eleições, e não estou a falar de Beja, cidade onde não vou há uns anos...


De Ricardo Cataluna a 30 de Setembro de 2009 às 21:57
Concordo plenamente! Mas há muito blogs em que estas extrapolações são feitas. São capazes de ter uma surpresa desagradável.


De manuel gouveia a 1 de Outubro de 2009 às 08:56
Temos que defender o voto operário!


De Ricardo Cataluna a 1 de Outubro de 2009 às 23:09
Por cá ainda há muito voto operário. Pelo menos em espírito, já que operários há poucos. Infelizmente.


De manuel gouveia a 2 de Outubro de 2009 às 11:22


De Regina a 1 de Outubro de 2009 às 10:59
Bem...se houvesse mudança no alentejo, era certo que os comunistas apanhavam um ganda xusto! Mas não me parece...há coisas que nunca mudam, como por exemplo o Herman José não ter piada nenhuma...rsrsrs


De Ricardo Cataluna a 1 de Outubro de 2009 às 23:11
Julgo que, para Beja, seria fundamental haver uma mudança. Pode ser que seja já a 11 de Outubro. É muito difícil, mas possível...


De Jony a 2 de Outubro de 2009 às 19:40
Estive há momentos a ler os programas eleitorais, do PS e da CDU para a câmara de Beja, cheguei a uma conclusão.
A candidatura da BejaCapital (PS) fez uma série de reuniões numa sala de um hotel, onde versava sobre vários pilares, no sentido de tirar elementos importantes para a execução do programa eleitoral; no entanto, não surtiu o efeito pretendido, deparei-me com um programa, vago, pouco sólido, com algumas propostas que já estão postas em prática pelo actual executivo.
Quanto à mudança, para dizer a verdade, tanto me faz que se venha a "dar" ou não, o que me parece é que a continuidade é melhor para a cidade, a CDU apresenta um programa com grandes bases sólidas, aponta e "esmiuça" investimentos importantes, mais abrangente em termo de sectores.
Enfim, por agora, o meu voto é na CDU, assim o governo central aposte nas autarquias independetemente das suas cores, e Beja virá a ser um grande pólo de desenvolvimento do país.
Gostaria também de ver o Bloco de esquerda eleger um vereador. A esquerda propostas melhores, mais consistentes, sem demagogia, a direita, incluindo PS, falam em desenvolvimento, criação de emprego, melhoria da vida dos municípes, sectores em que as autarquias podem dar alguma "ajuda", mas que tem que ser o governo central a desenvolver, não se demitindo de responsabilidade, como tem feito com o ensino primário (são as câmaras que pagam a funcionários e professores das extra-curriculares).
Para bem das populações deve votar-se nas forças de esquerda, que responsabilizam muito mais os governos centrais.


De Ricardo Cataluna a 2 de Outubro de 2009 às 20:09
Confesso que ainda não li os programas, coisa que pretendo fazer este fim-de-semana.

Quanto às "...forças de esquerda, que responsabilizam muito mais os governos centrais.", estão no seu direito. Só espero é que não culpabilizem o governo central por tudo. Os poderes locais, de esquerda ou direita, devem assumir as suas responsabilidades.


De zé kahango a 3 de Outubro de 2009 às 14:58
Nestas eleições autárquicas de Beja, parece que algumas candidaturas se apresentam como quem anuncia que descobriu a pólvora, enquanto ainda outras anunciam que são portadoras da varinha de condão que tudo fará explodir!...


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds