Quinta-feira, 13 de Maio de 2010
O abraço do urso

O aumento dos impostos, apresentado pelo Governo no dia de hoje, não é surpreendente. Era uma inevitabilidade. Se não fosse Portugal, teria de ser o FMI ou a Comissão Europeia a aplicarem medidas duras. Já no ano passado, quando se atirava dinheiro para cima dos problemas, sem grande critério, por puro interesse eleitoral, houve economistas e membros da oposição que alertaram para os gastos, realçando que alguém teria de pagar os desvarios eleitoralistas.

O PM já nos habituou a dizer uma coisa e a fazer outra em pouco tempo. Não tem grande problemas em contradizer-se: a culpa nunca é dele, é sempre dos outros. O pior disto tudo é que o PS sabia, no seu íntimo, que isto ia acontecer. Das duas uma: ou omitiu a verdade do défice e das contas públicas; ou não tinha noção do problema que tinha entre mãos, e só se apercebeu agora, revelando a sua incompetência - seja como for, é muito grave o que o Governo fez.

Quando, no ano passado, Medina Carreira, João Salgueiro, entre outros, eram tratados como idiotas por dizerem que a nossa situação financeira  era incomportável, para o PS e o Governo estava tudo bem. A negação da realidade custou-nos caro. E serão os mesmos de sempre a pagar.

Passos Coelho decidiu dar a mão ao Governo. O tempo dirá se fez bem. Em teoria, admito que sim. A situação é difícil, e neste momento, estando o país à vista dos mercados internacionais, a convocação de eleições antecipadas faria mais mal ao país do que bem. Mas terá que ter cuidado. Não pode desistir do seu projecto político. Tem de apostar, agora mais do que nunca, na redução da despesa pública. Passos Coelho está para Sócrates, como os portugueses estão para o Estado: quando se dá o abraço ao urso para o ajudar, há o risco de ele nos esmagar.

 


tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 16:55
link do post | comentar | favorito

Contacto
Mail
O meu perfil
Twitter
Receba O Bom Gigante por mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Podcast

Subscribe Free
Add to my Page

 Subscreva o podcast d' O Bom Gigante

pesquisar
 
E-Learning
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Links
Rádio do Blog
subscrever feeds