Domingo, 3 de Dezembro de 2006
Antonio Gamoneda recebe Prémio Cervantes 2006
Foto: El Mundo
O anúncio do prémio, no valor de 90.430 euros, foi feito pela ministra da Cultura espanhola, Cármen Calvo, depois da reunião do júri do galardão, presidido pelo director da Real Academia Espanhola, Victor Garcia de la Concha.
Gamoneda (na foto), 75 anos, natural de Oviedo é uma das vozes mais singulares da poesia castelhana. Recebeu ao longo da sua vida vários galardões, incluindo o Prémio Nacional de Poesia, o Prémio Castela e Leão das Letras e o Prémio Rainha Sofia de Poesia ibero-americana, que lhe será entregue hoje à tarde no Palácio Real.
O poeta integrava o leque de favoritos, a par dos compatriotas Juan Marsé, Juan Goytisolo e Ana María Matute. Nesse grupo estavam também o uruguaio Mario Benedetti e o peruano Alfredo Bryce Echenique.
No ano passado, foi distinguido o escritor mexicano Sérgio Pitol. Até agora, receberam o prémio Cervantes dezasseis escritores espanhóis e quinze latino-americanos, apenas dois dos quais mulheres - a espanhola María Zambrano e a cubana Dulce María Loynaz.
O galardão vai ser entregue pelo Rei da Espanha numa cerimónia solene que se realiza na Universidade de Alcalá de Henares (Madrid) a 23 de Abril, data da morte de Cervantes.
Fonte: SOL (30 Novembro de 2006)


publicado por Ricardo Cataluna às 22:55
link do post | comentar | favorito

Contacto
Mail
O meu perfil
pesquisar
 
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
subscrever feeds