Terça-feira, 17 de Outubro de 2006
3 notas breves
1- Um número muito elevado de professores está em greve. A educação em Portugal está a atravessar um período complicado: o estatuto da carreira docente, a introdução do processo de Bolonha, etc. Uma das coisas que mais me impressionou nestes últimos dias em que se discutiram questões relacionadas com a educação é o facto de se estar a passar a mensagem que os professores são responsáveis por todos os males do ensino em Portugal. Estou certo que também terão as suas responsabilidades. Mas jogar para a lama a reputação dos professores, esquecendo os programas desadequados, a falta de autoridade efectiva dos docentes, servirá apenas para acicatar mais os ânimos e adiar a resolução de muito problemas. Quando os nossos filhos tiverem de os resolver, poderá ser tarde.

2 - Vivemos numa época dominada pela tecnologia. Qualquer pessoa tem acesso a ferramentas que foram inalcançáveis durante muitos anos. O nosso país vive num frenesim dominado pelo choque tecnológico. A ciência, a informática, matemática, entre outras, são actividades necessárias ao desenvolvimento social e económico. Indiscutivelmente. Contudo, com o passar dos anos, foi-se descurando a preservação e ensino do Português. Atrevo-me a dizer que nunca vi a nossa língua ser tão mal tratada. Para que serve a CPLP? O Instituto Camões? O Ministério da Cultura poderia ter um papel fundamental. Onde pára o Plano Nacional de Leitura? Porque é o Teatro “Nacional” (as aspas não são em vão) D. Maria II nunca sai de Lisboa com o objectivo de promover autores portugueses?

3 – Outro dia, ao ver o blog da
Sónia, dei de caras com a seguinte mensagem:

Cara Sónia Ferreira:
Obrigada por ter participado no programa «
A história de vida». A sua história foi seleccionada e vai ser lida em antena pelo Miguel Guilherme na quarta-feira, dia 18 de Outubro. Pode ouvi-la às 17h20, 21h40 ou 02h20, na Antena 1, da RDP.

Trata-se de um dos meus programas favoritos. O programa também está disponível no formato podcast. Amanhã vamos ouvir! À Sónia os meus parabéns e felicidades!

tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 18:08
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De RCataluna a 20 de Junho de 2007 às 21:39
José:

Antes de mais muito obrigado pela sua visita! Colocou uma série de questões muito interessantes, que podem e devem merecer discussão.
Farei referência ao seu blog numa próxima oportunidade.

Cumprimentos.


De José Carrancudo a 20 de Junho de 2007 às 16:50
O País está em crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola. Com efeito, 80% dos nossos alunos abandonam a Escola ou recebem notas negativas nos Exames Nacionais de Português e Matemática. Disto, os culpados são os educadores oficiosos que promoveram políticas educativas desastrosas, e não os alunos e professores. Os problemas da Educação não se prendem com os conteúdos programáticos ou com o desempenho dos professores, mas sim com as bases metódicas cientificamente inválidas.

Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua íntegra, e não apenas para assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendamos vivamente a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. (http://educacao-em-portugal.blogspot.com/) Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino apenas reproduz a Ignorância, numa escala alargada.

Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.


De Zig a 20 de Outubro de 2006 às 01:12
ok, pode ser. Obrigado.


De RCataluna a 19 de Outubro de 2006 às 23:05
Sónia:

Não tens de quê! Gosto do programa porque demonstra que se podem ler histórias interessantes com textos simples! Não têm de ser pérolas...
Mais uma vez, parabéns!

Restaurador, Trequita e Barão de Tróia:

Já somos... 4!!!

Zig:

Se quiseres ouvir posso mandar-te por mail.


De Anónimo a 19 de Outubro de 2006 às 13:54
Vou ao blogue da Sónia ver! Quanto ao resto tou como a trequita......


De Zig a 18 de Outubro de 2006 às 23:19
Também queria ouvir! Já não vou a tempo e às 2.20 já estou a dormir!


De Anónimo a 18 de Outubro de 2006 às 00:41
Eu sinto-me completamente encurralada... sinto-me como se estivesse constantemente a entrar no metro em hora de ponta, sem nunca esquecer de agarrar bem a carteira...


De O Restaurador a 17 de Outubro de 2006 às 22:33
Já estou muito desmotivado e cansado para me chatear com isto... Acho que já tou a ir ao fundo...

Parabéns à Sónia!

Abraço!


De sónia a 17 de Outubro de 2006 às 19:49
Obrigada! :) Mas não esperes uma pérola literária... foi apenas uma brincadeira... apenas vai servir para expor uma grande gaffe da minha vida, lol!


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
pesquisar
 
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
subscrever feeds