Quinta-feira, 4 de Maio de 2006
Combustíveis, upa upa!
Esta escalada dos preços dos combustíveis vem realçar a nossa dependência energética e a falta de visão política que os sucessivos governos revelam. Não existe uma estratégia, uma ideia, uma linha de rumo sobre a política dos recursos energéticos e dos transportes. Tentarei focar alguns pontos.

- Depois da liberalização dos preços dos combustíveis, seriam de esperar diferenças mais significativas dos mesmos entre as gasolineiras. Em vez disso, os preços mantiveram-se ao mesmo nível, não havendo grande diferença entre as ofertas. A Autoridade para a Concorrência está atenta a isto?

- Em vez de se apostar no TGV, (ainda não vi ninguém que conseguisse provar a sua viabilidade) porque não defender a remodelação e aumento das linhas de comboios? Nem era preciso ter grande velocidade, apenas ser eficiente.

- Política de Transportes Públicos? Onde está? Para quando mais eficiência e economia dos mesmos?

- Os políticos gostam tanto de falar em ambiente, porque não uma maior aposta no GPL?

- Energias alternativas? Energia Nuclear? Ainda não percebi. Muda-se de estratégia consoante os interesses e os timings políticos ou de acordo com as necessidades do país? Até parece que às 2ªs, 4ªs e 6ªs, "Sim senhor, vale a pena", nos outros dias já não é assim...

Este texto será postado no meu outro blog -
Já Chegámos?

tags:

publicado por Ricardo Cataluna às 23:27
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De RCataluna a 10 de Maio de 2006 às 00:15
Zig:

É uma boa desculpa para ir a Castro!

Abraço!


De Zig a 10 de Maio de 2006 às 00:09
Estive no Sábado em Castro Verde, aí então o preço da gasolina sem chumbo era 4 centimos mais baixo!


De RCataluna a 5 de Maio de 2006 às 10:17
Zig:

Esqueci-me de rererir o intermarche. Tens toda a razão. Subscrevo inteiramente.

Abraço!

Restaurador:

A AAC não vê mais porque, de acordo com o DN de hoje, o governo teve receitas record com os impostos sobre os combustíveis, qua ainda vão aumentar...

Abraço e bom fim-de-semana!


De O Restaurador a 5 de Maio de 2006 às 09:03
O nosso país vai de mal a pior!... A AAC só vê aquilo que lhe convém!... E se temos a gasolina cada vez mais alta o devemos ao antigo Governo e a Guerra do Iraque! Também o devemos aos EUA e à nova polémica com o Irão!...

Bom fim-de-semana!

Abraço!


De Zig a 5 de Maio de 2006 às 00:52
É um problema não de agora, já vem de há muito tempo. É só carro, carro, carro. Aqui em Beja então, ou é casa ou carro, espaços verdes só agora começam a surgir.
Há diferenças no preço, sim senhor! A bomba do Intermarché na gasolina 95 normalmente custa menos dois cêntimos, é dinheiro! Ainda por cima, a gasolina é a mesma dos outros, falei uma vez com um camionista que fornecera esta bomba.
Alternativas? Ui, tantas. Mas isto tem que começar por cada um de nós, há tantas formas de poupar energia, não dá para dizer aqui. Desde da redução do frio no frigorífico, passando pela condução automóvel, por exemplo andar na mudança mais alta possível, até ao nosso PC, já que ele tem de estar ligado (pois) o dia todo, ao menos quando não estivermos a olhar, monitor apagado pelo interruptor!


Comentar post

Contacto
Mail
O meu perfil
pesquisar
 
Posts Recentes

Ponto final

Vindo de quem vem, é supo...

Guia de resgate

Este vai longe...

Fim do terror (?)

Dose Dupla:Soundgarden/Ni...

Blog novo

Espírito de Exigência

Em exibição

Dose Dupla: R.E.M (Mais v...

Arquivos
tags

todas as tags

Favoritos

A Inquisição voltou. Nós ...

Links
subscrever feeds